Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Alemanha: Allianz vende Dresdner para Commerzbank

A seguradora alemã Allianz SE, a maior da Europa em capitalização de mercado, anunciou hoje a venda do Dresdner Bank AG para banco alemão Commerzbank AG, numa transação avaliada em 9,8 bilhões de euros, que marca um dos maiores movimentos na consolidação do sistema bancário alemão. O acordo será implementado em duas etapas e estará completo até o final de 2009, informou a Allianz.

Agência Estado |

O Commerzbank financiará a aquisição com a emissão de novas ações, algumas das quais serão vendidas no mercado e outras que serão dadas à Allianz, como parte do acordo. A aquisição, que combinará o segundo e o terceiro maiores bancos da Alemanha em ativos, criará um rival mais formidável para o Deutsche Bank AG. A Allianz disse que o Commerzbank pagará 2,5 bilhões de euros em dinheiro vivo na transação. Desta soma, 975 milhões de euros serão usados como um seguro de cobertura de ativos do Dresdner, e serão pagos apenas em 2018, se não forem usados na cobertura.

A Allianz afirmou que o acordo tem o potencial de economizar 5 bilhões de euros em sinergias, após a dedução dos custos de reestruturação.

Commerzbank

Em outro comunicado, o Commerzbank informou que a sinergia total das operações ocorrerá em 2011, e que 2 bilhões de euros serão gastos na reestruturação em 2009. O Commerzbank também afirmou que a fusão levará à eliminação de 9 mil dos 67 mil empregos que os dois bancos têm no momento. Cerca de 2,5 mil desses empregos serão cortados fora da Alemanha, informou o Commerzbank, acrescentando que 70% dos cargos afetados relacionam-se à controladoria, 'investing banking' e produção.

O Dresdner Bank já eliminou 17 mil empregos desde 2001. A Allianz comprou o Dresdner Bank por 24 bilhões de euros em 2001. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG