SÃO PAULO - A companhia franco-holandesa Air France-KLM confirmou interesse numa participação minoritária na italiana Alitalia, caso o processo de recuperação da companhia seja bem sucedido. A AF-KLM já havia tentado, sem sucesso, adquirir o controle da estatal italiana, no início do ano.

Caso se confirme que a nova companhia será lucrativa, a AF-KLM está pronta para adquirir uma participação minoritária no capital, juntamente com os investidores identificados pelo banco Intesa Sanpaolo, afirmou o grupo franco-holandês em nota.

O governo italiano, segundo a mídia local, teria terminado de adaptar suas leis de falência, de forma a abrir caminho para o plano de recuperação da Alitalia, apresentado pelo Intesa. Isso teria renovado o interesse da AF-KLM na companhia aérea italiana.

A proposta do banco escolhido pelo governo de Silvio Berlusconi incluiria a venda da subsidiária AZ, que acumula prejuízos, que então seria colocada em concordata. Simultaneamente, seria criada uma nova empresa, chamada Newco, para a empresa aérea em sim, num processo que tem algumas semelhanças com aquele conduzido pela Justiça brasileira no caso da Varig.

Até o momento, 16 grupos investidores italianos se mostraram propensos a investir até 1 bilhão de euros na nova companhia. A Newco combinaria as operações reestruturadas - e muito menores - da Alitalia, com as da empresa privada Air One.

(Valor Online, com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.