Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Air France confirma interesse em parceria com a Veolia para investir em trens de alta velocidade

SÃO PAULO - A companhia aérea Air France confirmou que está negociando com a Veolia, operadora francesa de serviços públicos de transporte, um investimento em trens de alta velocidade no país. No início de junho, o presidente da companhia, Jean-Cyril Spinetta, já havia dito em entrevista ao Valor Online , em Paris, que considerava a possibilidade de substituir rotas aéreas menos rentáveis pela oferta de viagens por trens de alta velocidade.

Valor Online |

A intenção da companhia seria não apenas melhorar o retorno com essas ligações, que passariam a ser feitas por via terrestre, mas também reduzir seu consumo de combustíveis. Spinetta, porém, alertou em junho que há um limite que ainda tem de ser avaliado para se estabelecer quais distâncias e rotas seriam mais eficientes se servidas com um trem de alta velocidade em vez de um avião. É preciso lembrar que quanto mais longe e rápido vai um trem, também mais alto fica seu consumo, afirmou na ocasião.

O acordo em discussão com a Veolia poderia levar a operadora de trens a explorar a ligação diretamente do hub (centro de distribuição de vôos) da Air France em Paris, o ligando a outros destinos europeus.

Estamos analisando a possibilidade de tal projeto, mas ainda é muito cedo para discutir seus termos exatos, afirmou um porta-voz da companhia.

Uma possível joint venture entre as duas empresas deve se concentrar principalmente no desenvolvimento de viagens internacionais. Isso por que a União Européia (UE) pretende liberalizar o mercado internacional de trens dentro do bloco econômico a partir de 2010.

Além de analisar a possível parceria com a Veolia, a Air France afirmou ainda que já há quatro anos avalia a possibilidade de lançar sua própria rede ferroviária complementar à malha aérea.

(José Sergio Osse | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG