Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

AIE reduz previsões de demanda mundial de petróleo

Paris, 10 out (EFE).- A Agência Internacional de Energia (AIE) reduziu suas previsões de demanda mundial para este ano e 2009, após ter constatado uma queda na oferta em setembro, segundo seu relatório mensal publicado hoje.

EFE |

O organismo calcula que a demanda de petróleo para 2008 será de 86,5 milhões de barris diários, frente aos 86,8 milhões anunciados em seu relatório anterior.

Para 2009, as projeções são de uma demanda de 87,2 milhões barris, 400 mil a menos em comparação com números anteriormente previstos.

A AIE, organismo dependente da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), baseia sua previsão na estimativa de crescimento econômico anunciada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

O impacto das turbulências financeiras nos Estados Unidos será o principal motivo para reduzir a demanda nos países da OCDE, onde cairá 2,2% este ano e 1,3% em 2009, segundo a nota.

O texto diz que o impacto na demanda chinesa será "relativamente limitado" apesar da contração de seus principais mercados de exportação, EUA e Europa.

Em setembro a oferta de petróleo caiu em um milhão de barris diários, o mesmo que em agosto, para 85,6 milhões, o que está ligado aos furacões no Golfo do México e às interrupções regulares no Azerbaijão e em outros países produtores. EFE lmpg/rr

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG