Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

AgRural: plantio de soja já cobre 52% da área prevista no País

São Paulo, 14 - O clima favorável tem permitido que o plantio da safra de soja avance dentro da normalidade em todo o Brasil. Segundo levantamento realizado pela consultoria AgRural, o plantio está concluído em 52% da área estimada no País, mesmo nível alcançado no mesmo período do ano passado e um avanço de 14 pontos percentuais em comparação à semana passada.

Agência Estado |

A consultoria destaca o início do plantio nos Estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. "Na semana encerrada em 13 de novembro, esses Estados se juntaram à Bahia, que já havia começado o plantio na semana passada, e levaram a semeadura do Norte e Nordeste para 5% da estimativa de área, mesmo índice registrado em igual período do ano passado", diz o último relatório da consultoria.

O Estado onde o plantio está mais atrasado é Santa Catarina, onde apenas 11% da área foi plantada devido ao excesso de umidade na região, 11 pontos percentuais a menos do que o registrado no mesmo período de 2007. Com o desempenho negativo do Estado, a Região Sul como um todo se mostra levemente atrasado, com 46% do plantio concluído, ante os 47% cultivados no mesmo período do ano passado. A lentidão na colheita do trigo por causa das chuvas impede que o plantio da soja avance na região.

"No Rio Grande do Sul, como o clima continuou muito instável, os produtores se esforçaram para aproveitar os períodos sem chuva e conseguiram levar o plantio para 21% da área e praticamente tiraram o atraso da semana anterior. No Paraná, 73% da estimativa de área está plantada. O plantio no Estado vai até meados de dezembro, mas, no oeste, os trabalhos estão praticamente encerrados", diz a consultoria.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG