Porto Alegre, 17 - Cerca de 700 pequenos produtores rurais bloquearam a BR-386, em Boa Vista das Missões, por diversas vezes durante o dia de hoje para pedir ajuda dos governos estadual e federal aos atingidos pela estiagem no noroeste do Rio Grande do Sul. A manifestação não chegou a provocar grandes congestionamentos porque o grupo liberava a pista a cada hora.

Segundo Plínio Simas, da coordenação estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), ao mesmo tempo em que protestavam na rodovia os agricultores encaminharam pedidos de audiência às autoridades. A reivindicação ao governo estadual é a anistia para quem pegou sementes do Programa Troca-Troca e viu sua lavoura frustrada pela estiagem, o início dos programas de irrigação prometidos na campanha política de 2006 e linhas de financiamento à produção de alimentos e à preservação ambiental.

Do governo federal os pequenos agricultores querem o envio de máquinas para a construção de açudes, a criação de uma empresa que possa comprar e armazenar seus produtos para regular preços e o reescalonamento das dívidas que acumularam nos últimos 11 anos, quando enfrentaram oito estiagens.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.