Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Agenda para mercados concentra dados domésticos hoje

SÃO PAULO - A programação de indicadores nesta segunda-feira é estritamente local. Nos Estados Unidos, onde grande parte dos indicadores de peso saiu na semana passada, a tendência dos agentes é monitorar notícias pontuais nesta jornada.

Valor Online |

Por aqui, os investidores tomam nota do comportamento da inflação medido pelo Índice Geram de Preços de Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em dezembro e em todo 2008.

Também serão monitoradas as projeções macroeconômicas que constam do Boletim Focus. Na semana passada, o corte das previsões para a inflação oficial teve influência sobre as negociações de juros na Bolsa de Mercadorias & Futuros, onde as taxas se ajustaram para baixo.

A divulgação da balança comercial, que estava programada para hoje, foi transferida pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento para o próximo dia 2, quando serão conhecidos os dados completos de 2008.

Na cena externa, os agentes devem monitorar os desdobramentos dos ataques de Israel à Faixa de Gaza e analisarem sobretudo o posicionamento de outros países da região, onde está concentrada boa parte da produção de petróleo. Notícias de agravamento da contenda podem afetar as transações dos contratos futuros do produto, que fecharam em alta na sexta-feira.

Amanhã a agenda doméstica tem apenas a divulgação da nota de política fiscal pelo Banco Central (BC) enquanto nos Estados Unidos serão conhecidos dados de confiança do consumidor americano e um índice de preços do setor imobiliário.

Os números semanais de pedidos de seguro desemprego nos EUA saem na quarta-feira, quando o mercado brasileiro estará fechado, assim como outros dados do setor hipotecário.

(Bianca Ribeiro | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG