Agência destaca "mudança de atitude" nas finanças públicas e a considera este "um primeiro passo" para solução de déficit fiscal

A agência de classificação de risco Fitch Ratings concedeu hoje boa avaliação às medidas do governo francês contra a crise econômica, em particular no que diz respeito ao controle das finanças públicas. Em comunicado, a agência expressa sua aprovação à "mudança de atitude" de Paris referente às finanças públicas e a considera "um primeiro passo" para a solução de seu déficit fiscal.

Essa política seria acompanhada de um programa forte de ajuste financeiro, acrescenta. "Apesar de ainda haver riscos nos projetos de saneamento orçamentário da França, a Fitch tem a impressão de que houve uma mudança notável na atitude do governo a respeito da importância e da urgência de uma melhora das finanças públicas", disse a diretora associada da agência, Maria Malas Mroueh.

Quanto à previdência, a agência considera que o atraso da idade de aposentadoria, atualmente em 60 anos, "ajudaria a aliviar a pressão sobre os gastos e a melhorar a flexibilidade fiscal". A Fitch confirmou a qualificação da dívida soberana da França em "AAA" com perspectiva estável.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.