A Agência France-Presse renovou nesta quinta-feira por quatro anos o contrato com a agência japonesa Jiji Press, que destacou a qualidade da cobertura dos Jogos Olímpicos de Pequim pela AFP.

Segundo os termos do contrato, um dos maiores para a AFP no mundo, a Jiji Press mantém a exclusividade dos direitos de divulgação para os meios de comunicação japoneses de matérias impressas, fotos e infografias produzidas pela AFP.

O diretor geral da Jiji Press, Masahiro Nakata, classificou a cobertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, tanto em texto como em fotos, de "muito completa".

"Os serviços de informação da AFP ajudam a Jiji Press a se diferenciar de seus concorrentes no mercado japonês", destacou Nakata.

Nakata assinou o contrato em Tóquio com o diretor geral da AFP, Pierre Louette. "A AFP está encantada em renovar essa colaboração por muito tempo com a Jiji Press", declarou Louette.

O diretor da AFP acrescentou que as agências de notícias terão que "reinventar suas colaborações tendo em vista as rápidas mudanças da indústria da mídia".

Pela primeira vez, a AFP enviou uma equipe de vídeo para completar a cobertura.

A AFP trabalha em colaboração com a Jiji Press desde dezembro de 1949.

A agência, cuja sede está em Paris, tem cerca de 2.900 funcionários e colaboradores em 165 países, para cobrir as atualidades mundiais em seis idiomas.

A Jiji Press, uma das duas principais agências de notícias japonesas, junto com a Kyodo News, possui 82 escritórios no Japão e 29 no exterior.

mn-sct/dm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.