O governador Aécio Neves anunciou hoje a prorrogação do prazo para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) relativo a 2009 para o segmento de caminhões em Minas Gerais. A medida foi tomada para reduzir os impactos da crise financeira mundial sobre o setor de transportes de carga no Estado.

As estimativas são de que desde o final de setembro a crise tenha motivado a redução de 30% do volume de transporte de matéria-prima para o setor siderúrgico, além do carvão vegetal destinado às usinas, segundo informações da Federação das Empresas de Transporte Rodoviário de Carga (Fetcemg), que congrega cinco sindicatos patronais em todo o Estado.

O prazo para pagamento da cota única, com desconto de 3%, foi transferido de janeiro para abril e o parcelamento em até três vezes deverá ser feito em abril, maio e junho, obedecendo-se o escalonamento pelo final de placa do veículo, a ser estabelecido pela Fazenda Estadual. A arrecadação de IPVA para 2009 é estimada em R$ 120 milhões, de acordo com dados do governo do Estado. O prazo para pagamento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículos Automotores (TRLAV) até 31 de março, porém, foi mantido.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.