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Aécio: privatização do aeroporto de Confins é alternativa

O governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), admitiu hoje que a privatização do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, é uma alternativa, para a obtenção de recursos necessários à ampliação. Se, obviamente, o governo federal optar por não investir, por não ter um projeto estratégico para investimento em aeroportos, a privatização é uma alternativa, mas não chegamos ainda a ela.

Agência Estado |

Eu quero ter ainda uma conversa com o presidente da República", afirmou o governador.

O governo federal já autorizou a realização de estudos para a concessão à iniciativa privada dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e Viracopos, em Campinas (SP). A modelagem de privatização será avaliada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a expectativa é de que estes estudos estejam concluídos até o fim do primeiro trimestre do ano que vem.

Em Minas, o governo vem desenvolvendo um plano estratégico para o modal aéreo no Estado, incluindo o aeroporto de Confins e entorno, e pretende revisar, junto à Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) o chamado plano de operações do aeroporto de Confins, já a partir de 2009.

Depois de ter passado vários anos com alto índice de ociosidade, Confins passou a concentrar o maior número de vôos com destino a Belo Horizonte, antes direcionados ao Aeroporto da Pampulha. O volume de passageiros que passaram pelo aeroporto foi de 389 mil em 2004 e deve chegar a 5,3 milhões este ano. A meta é transformar Confins em um "hub", oferecendo vôos com conexões para outras regiões do Brasil.

O plano de desenvolvimento do Aeroporto Tancredo Neves prevê a ampliação da capacidade atual de 4 milhões para 20 milhões de passageiros/ano dentro de 25 anos e mais 150 mil toneladas de transporte/ano de carga. Para isso, o governo pretende pleitear à Infraero a construção de um novo terminal de passageiros, que poderá consumir investimentos de R$ 140 milhões e a construção de uma segunda pista, para duplicar o tráfego aéreo.

Pampulha

Hoje, Aécio recebeu a diretora-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Solange Paiva Vieira, no Palácio da Liberdade, e discutiu a intenção da agência reguladora de transferir alguns vôos de grande porte de Confins para a Pampulha. "A posição clara do Governo é que lá (Pampulha) não voarão aeronaves com mais de 100 passageiros e que voem diretamente para outras capitais ou para outros destinos fora do Estado", enfatizou Aécio. Ele reiterou, porém, que aeronaves ou empresas que queiram ampliar o número de vôos para o interior de Minas atendem ao interesse do Estado. "Há um espaço enorme para o crescimento da aviação regional e, se nós fizermos um planejamento conjunto, não haverá qualquer ociosidade no Aeroporto da Pampulha".

Conforme o governador, a diretora-presidente da Anac argumentou que a agência não "pode criar determinadas limitações às empresas". Mas para ele, a medida não pode ser "imposta de cima para baixo", comprometendo o processo de desenvolvimento do Estado. Segundo Aécio, o retorno de vôos para a Pampulha significaria "um retrocesso". "Eu acredito no diálogo e a partir do mês que vem vamos envolver a Infraero nesse diálogo", afirmou. Para ele, a empresa é "devedora" do Estado por ter realizado diversos investimentos expressivos em vários estados brasileiros e não em Minas.

Solange Vieira participou hoje de solenidade em que foi assinado um protocolo de intenções com o governo mineiro para a criação de um Pólo de Aviação Civil em Minas, destinado à formação e capacitação de mão-de-obra especializada para o setor, a um custo menor para os interessados. O projeto é o segundo lançado no País em convênio com a Anac. O primeiro foi desenvolvimento no Rio Grande do Sul com o programa de Formação de Pilotos.

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