Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Advogados de SP relutam em adotar processo digital

Apesar de o formato eletrônico reduzir em 70% tempo gasto na Justiça, 92% dos advogados paulistas ainda fazem petições em papel

Nara Alves, iG São Paulo |

Dos 32 tribunais do Brasil, 29 já enviam seus processos eletronicamente ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que promete eliminar em breve o uso do papel.

Apenas três tribunais estão ficando para trás no processo: Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, responsáveis por 60% da carga de trabalho do STJ. Em São Paulo, há somente um fórum digital. Ainda assim, apenas 8% dos advogados apresentam suas petições online.

O fórum digital paulista funciona na Freguesia do Ó, zona norte da capital. As máquinas digitalizadoras funcionam incessantemente para transformar em virtuais 80 mil páginas ao mês. São 700 folhas sulfite a cada quatro horas, o turno de um estagiário.

Nara Alves, iG São Paulo
Faixa no fórum da Freguesia do Ó, em São Paulo
“Só não é mais ágil porque faltam funcionários”, diz José Fernando Blotta, diretor da vara civil do fórum. "Tenho oito empregados, mas seriam necessárias 20 pessoas para receber documentos, desgrampeá-los, passá-los para o computador para, em seguida, encaminhar tudo para o lixo. Ou melhor, para a reciclagem."

Apelo aos advogados

Não é difícil imaginar que seria muito mais rápido e ecologicamente correto que todo este material fosse entregue ao fórum em formato digital. Mas, quando se trata de burocracia, nada é simples assim.

“Embora o processo digital seja em média 70% mais rápido do que o convencional, os advogados não trazem digitalizado porque não faz parte da cultura deles”, diz Blotta. Ao lado das filas que se formam no fórum, há uma faixa com um apelo: “Senhor advogado, evite fila. Utilize o peticionamento eletrônico”.

Blotta exemplifica a agilidade do processo digital com uma ação de busca e apreensão protocolada no dia 20 de janeiro por uma instituição financeira no fórum central, que fica localizado na Praça da Sé, centro de São Paulo.

A ação levou 33 dias para chegar até a Freguesia do Ó. “Eles perderam 33 dias”, diz. O processo digital é mais rápido porque elimina a autuação manual, e a petição é encaminhada imediatamente para o juiz, que publica o despacho na internet.

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG