Nas compras de fim de ano, o consumidor paulistano deu preferência ao pagamento à vista, constatou a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). De acordo com levantamento divulgado hoje pela entidade, as consultas ao SCPC/Cheque, que refletem as compras à vista, registraram crescimento de 5,1% em dezembro, na comparação com o mesmo mês de 2007.

Já o volume de consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que indicam as vendas a prazo, fechou o último mês do ano com queda de 1,3% na mesma base de comparação.

No acumulado de 2008, as consultas para vendas a prazo mostraram elevação de 6,4% ante 2007. Para o economista da ACSP, Emílio Alfieri, o bom resultado do segmento pode ser explicado pela expansão do crédito durante a maior parte do ano. "Mesmo com os dados menores do último trimestre, ainda assim o ano de 2008 conseguiu sustentar o ritmo de 2007", avalia.

No caso das vendas à vista, a alta no ano passado foi menor, de 4,3%. O volume de consultas ao SCPC/Cheque apresentou desaceleração contínua ao longo do ano passado, chegando a registrar números negativos em outubro e novembro ante respectivo mês do ano anterior. Já em dezembro, destaca a entidade, com o 13º salário, o segmento mostrou recuperação.

Inadimplência

Em dezembro, o total de registros incluídos no cadastro do SCPC superou os cancelados, num movimento oposto ao verificado no mesmo período de 2007. No último mês de 2008, 431.297 carnês foram registrados no sistema, enquanto 360.611 foram renegociados e excluídos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.