Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

ACSP: confiança do consumidor não muda em setembro

A confiança do consumidor brasileiro permaneceu estável em setembro. O Índice Nacional de Confiança (INC), calculado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pelo Ipsos, ficou em 140 pontos.

Agência Estado |

O indicador apresenta estabilidade desde maio, variando apenas dentro da margem de erro. De acordo com o estudo, a confiança é mantida principalmente pela segurança no emprego, citada por 40% dos consumidores entrevistados. Em setembro de 2007, o indicador registrava 126 pontos.

O levantamento se divide em dois grupos. Nas nove regiões metropolitanas do Brasil, a confiança do consumidor declinou de 156 pontos em abril para 132 alcançados em setembro. Já nas cidades do interior do País ouvidas no levantamento, que são favorecidas pelo agronegócio, o INC vem apresentando trajetória de alta desde abril, quando marcava 131 pontos. Em setembro, chegou a 143.

A pesquisa mostra que as notícias que mais chamaram a atenção do consumidor em setembro foram as de crime, mortes e chacinas (39%) e casos de pedofilia (10%). A crise financeira internacional ocupou o oitavo lugar, citada por apenas 4% dos entrevistados.

Para o cálculo do INC foram ouvidos mil consumidores de 70 cidades do País - incluindo as nove regiões metropolitanas. O indicador varia de 0 a 200 pontos, indicando otimismo acima dos 100 e pessimismo abaixo desse nível.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG