Tamanho do texto

LONDRES - As ações européias subiam no início desta quinta-feira com a aprovação do plano de US$ 700 bilhões para o setor financeiro pelo Senado dos Estados Unidos, reacendendo as esperanças de que os bancos podem ter uma recuperação.

Às 7h37 (horário de Brasília), o índice FTSEurofirst 300 subia 1,45%, para 1.088 pontos. O indicador fechou em alta de 0,9% na quarta-feira, mas acumula baixa de cerca de 29% neste ano.

Os papéis do UBS subiam 10,56%, após o banco suíço ter anunciado que terá um pequeno lucro no terceiro trimestre depois de um ano de perdas, sinalizando que começou a superar as dificuldades, mesmo com a crise de crédito atingindo muitos de seus pares norte-americanos e europeus.

As ações de bancos contribuíam com os maiores ganhos do índice, com as do HBOS avançando 19,38%, as do Lloyds tinham alta de 6,30%, as do Fortis saltavam 17,01% e as do Dexia subiam mais de 7,84%.

Os papéis do Natixis subiam perto de 12,07%, na esteira dos boatos de que os donos da companhia poderiam comprar as ações em mercado e fechar o capital da empresa. Não houve comentário imediato disponível do Natixis.

A ajuda para o setor bancário veio do Senado norte-americano, que aprovou o pacote de resgate na noite de quarta-feira, colocando pressão na Câmara para também aprovar o plano, que os líderes políticos e financeiros têm chamado de crucial para evitar uma catástrofe econômica.

"Eu não ficaria surpreso se nós víssemos um rali no próximo mês, contanto que a lei passe", disse Andrew Bell, diretor de pesquisa na Rensburg Sheppards.

Bolsas asiáticas

As principais Bolsas asiáticas fecharam em queda nesta quinta-feira, sem demonstrar entusiasmo após a aprovação pelo Senado americano de um plano de resgate do setor bancário.

Indiferente ao plano de resgate, a Bolsa de Tóquio encerrou a sessão em forte queda de 1,88%, arrastada pelas ações das grandes montadoras de automóveis japonesas depois dos resultados desastrosos no mercado americano em setembro.

Também fecharam em baixa as Bolsas de Seul (-1,39%), Taiwan (-1,05%) e Sydney (-0,7%).

No entanto, a Bolsa de Hong Kong fechou em alta de 1,1%. assim como Manila, com 1,68%, e a Nova Zelândia, que ganhou 1,40%.

A Bolsa de Xangai está fechada por toda a semana por ocasião de um feriado nacional na China.

(Com informações da Reuters e da AFP)

Leia mais sobre: bolsas de valores

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.