Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Ações na Europa caem com bancos e preocupações econômicas

LONDRES - As ações negociadas no mercado europeu fecharam em queda nesta quarta-feira, puxadas por papéis do setor bancário e petrolífero, que caíram com preocupações de mais perdas e piora do cenário econômico. Wall Street digeria mudanças no pacote do setor financeiro de US$ 700 bilhões. O índice das principais ações européias FTSEurofirst 300 fechou em queda de 3,4%, a 853 pontos.

Reuters |

Credit Suisse puxou a queda dos bancos, levando um tombo de 8,8% com conversas sobre uma grande perda de negócios. O banco se recusou a comentar.

O banco francês Natixis mergulhou 13,5%, depois de ter informado que sua unidade de núcleo de investimentos bancários teve grandes problemas no último mês, enquanto Barclays, Standard Chartered, Deutsche Bank e Société Générale também registraram perdas.

Swiss Life desabou 20% depois de advertência sobre lucros e ING perdeu 3,9% depois de ter registrado a primeira perda trimestral.

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, afirmou que estava recuando da proposta de comprar ativos hipotecários ruins com os US$ 700 bilhões do pacote de ajuda aprovado pelo Congresso norte-americano. Paulson disse que pretende fazer novas injeções de capital em instituições financeiras para equiparar aumentos de capital privado.

"Isso está trazendo muito incerteza ao mercado, criando uma idéia de que o Tesouro não sabe o que está fazendo", disse Philippe Gijsels, estrategista do Fortis em Bruxelas.

A maior rede de varejo de eletrônicos dos Estados Unidos, a Best Buy, cortou a sua previsão de lucro para o ano fiscal de 2009, ressaltando um cenário fraco de gastos do consumidor.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em queda de 1,52%, a 4.182 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX recuou 2,96%, para 4.620 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 caiu 3,07%, para 3.233 pontos.

Em MILÃO, o índice Mibtel encerrou em baixa de 2,25%, a 15.833 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou queda de 2,97%, para 8.646 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve recuo de 1,41%, para 6.510 pontos.

Leia tudo sobre: bolsa de valores

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG