Tamanho do texto

LONDRES - As bolsas de valores européias fecharam em alta nesta terça-feira, à medida que o avanço de ações de bancos e do setor de energia contrabalançaram a queda de papéis do setor automotivo e de farmacêuticas. As ações da Rio Tinto se desvalorizaram após a BHP Billiton ter desistido de fazer uma oferta pela mineradora.

O principal índice de ações européias FTSEurofirst 300 fechou em alta de 0,57 por cento, a 833 pontos. Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 0,44 por cento, a 4.171 pontos. Já em Frankfurt, o DAX avançou 0,13 por cento, para 4.560 pontos. 

O índice CAC-40, de Paris, subiu 1,18 por cento, para 3.209 pontos. O Mibtel, de Milão, foi a única baixa, com uma marda de 0,47 por cento, a 15.406 pontos. A Bolsa de Madri encerrou suas operações em alta de 0,86 por cento, a 8.696 pontos.

Papéis bancários e do setor de energia foram os que mais somaram pontos aos índices do mercado europeu.

Rio Tinto

As ações da Rio Tinto mergulharam 37 por cento após a BHP Billiton ter abandonado sua oferta pelo grupo. Novartis e GlaxoSmithKline recuaram antes de um relatório da União Européia que deve criticar, na sexta-feira, as maiores empresas farmacêuticas européias por práticas anti-competitivas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.