Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Ações européias caem com temores sobre crédito e inflação

PARIS - O principal índice de ações europeu caiu 2,5% nesta terça-feira, com um intenso movimento de venda de papéis, com a volta dos temores sobre o crédito, uma forte alta do núcleo do índice de preços no atacado nos Estados Unidos e dados fracos sobre construção desse país. De acordo com dados preliminares, o índice FTSEurofirst 300 caiu 2,5%, para 1.159 pontos

Reuters |

As ações dos bancos foram golpeadas à medida que os investidores temiam o destino do setor financeiro após o artigo do Barron's que sugeriu que o governo norte-americano pode não ter escolha a não ser nacionalizar as gigantes concessoras de financiamento imobiliário Freddie Mac e Fannie Mae.

As ações do Royal Bank of Scotland caíram 6,7%, as do Fortis, 4,8% e as do Commerzbank, 4,9%. O índice DJ Stoxx bank recuou 4,4%.

Dados mostraram nesta terça-feira que os preços do atacado nos EUA avançaram em julho, com a mais rápida taxa anual desde 1981, enquanto construtores de moradias reduziram suas obras, em função do grande número de residências não vendidas.

'A inflação continuará a ser uma preocupação, mas o temor real ainda é o mercado residencial', disse Franz Wenzel, estrategista da AXA Investment Managers, em Paris.

'Nós continuaremos a ter dados desanimadores por um tempo.

Nós sabemos, a partir do exemplo japonês, que a queda no setor de construção geralmente dura mais tempo do que os economistas pensam.'

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em queda de 2,38%, a 5.320 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX recuou 2,34%, para 6.282 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 caiu 2,61%, para 4.332 pontos.

Em MILÃO, o índice Mibtel encerrou em baixa de 2,11%, a 21.730 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou queda de 2,93%, para 11.335 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve queda de 2,21%, para 8.349 pontos.

(Reportagem de Blaise Robinson)

Leia tudo sobre: bolsa de valores

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG