Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Ações européias caem com mineradoras e petróleo

FRANKFURT - As ações europeias caíram nesta terça-feira, à medida que os papeis de mineradoras, como a Anglo American, perderam terreno em meio a novas preocupações sobre o crescimento econômico. Ao mesmo tempo, os papeis de energia cediam com o recuo nos preços do petróleo. De acordo com dados preliminares, o índice FTSEurofirst 300 recuou 0,61%, para 1.155 pontos, após ter subido mais de 1% durante o dia.

Reuters |

Acordo Ortográfico O índice do setor de empresas ligadas a matérias-primas, que inclui mineradoras, despencou 5%, à medida que os preços do cobre caíram para os menores patamares em mais de 7 meses. As ações da Anglo American recuaram 6,1%, com as mineradoras concorrentes BHP Billiton e Rio Tinto caindo 5,1% e 4,7%, respectivamente.

Os papéis da siderúrgica ArcelorMittal recuaram 4,5%.

As ações de financeiras tiveram desempenho variado, após o rali acentuado de segunda-feira, motivado pela tomada de controle das concessoras de hipotecas Fannie Mae e Freddie Mac pelo governo norte-americano.

Nesta terça-feira, as ações do banco de investimento Lehman Brothers caíram perto de 40% em Nova York, antes de recuperar-se para uma queda de 29% no momento em que o mercado europeu fechou.

Os papéis do Deutsche Bank avançaram 2,9% e os do Barclays subiram 2,6%, enquanto os da AXA caíram 3%.

Entre as maiores altas do dia, figuraram as ações da Sanofi-Aventis, com avanço de 2,5%, após as notícias de que Chris Viehbacher, presidente da North American, vai assumir um cargo na GlaxoSmithKline.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em queda de 0,56%, a 5.415 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,48%, para 6.233 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 recuou 1,08%, para 4.293 pontos.

Em MILÃO, o índice Mibtel encerrou em baixa de 0,81%, a 21.637 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou recuo de 1,77%, para 11.350 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve queda de 1,89%, para 8.430 pontos.

(Reportagem de Peter Starck)

Leia tudo sobre: bolsa de valores

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG