Tamanho do texto

Londres, 8 out (EFE).- Vários dos principais bancos britânicos dispararam hoje sua cotação na Bolsa de Londres logo após começar a sessão, minutos depois de o Governo anunciar um plano de resgate do setor financeiro.

O Halifax Bank of Scotland (HBOS), que tinha fechado na terça-feira com uma perda de 41%, subia 27,66% (26 pence) no começo do pregão, aos 120 pence.

O Royal Bank of Scotland (RBS), que no pregão anterior tinha caído 39%, operava hoje em alta de 9% (8 pence), aos 98 pence.

Já o Lloyds TSB, que chegou a um acordo para comprar o HBOS, subia 8,65%, após perder na terça-feira 12,93%, enquanto o Standard Chartered disparava 17,65%.

O Governo britânico anunciou hoje um plano de resgate de 50 bilhões de libras (cerca de 62 bilhões de euros) para estabilizar o sistema financeiro do Reino Unido, o que representa uma parcial nacionalização dos bancos, após a compra de ações preferenciais dos principais bancos do país.

As instituições que confirmaram sua participação no programa de recapitalização são o Abbey, Barclays, HBOS, HSBC, Lloyds TSB, Nationwide, RBS e Standard Chartered. EFE pdj/mh

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.