Tamanho do texto

Paris, 24 jul (EFE).- A atividade da Vale na Bolsa de Paris se mantinha hoje em valores mínimos, com baixo volume de negociação e nenhuma variação de cotação quase uma semana após estrear no mercado francês.

Após quase quatro horas de pregão, as ações da Vale estavam às 13h (8h de Brasília) ao preço de partida de 18,30 euros, segundo o mercado NYSE Euronext, e só tinham sido negociados até esse momento 16.000 títulos desde sexta-feira passada, quando começaram as negociações na Bolsa de Paris.

A segunda maior empresa de mineração do mundo, que tinha iniciado suas operações no pregão francês com ações a 18,30 euros, continuava hoje ao meio-dia a esse mesmo preço.

Com a estréia no pregão francês, a Vale passa a cotar nas bolsas de Nova York, Paris, Amsterdã e Bruxelas, além de na Bovespa. A iniciativa pretende atrair o interesse dos investidores europeus.

Em termos de atividade, a Vale está presente na França com uma fábrica de manganês no porto de Dunkerque, no noroeste do país, e principalmente com a mina de níquel na ilha de Nova Caledônia, onde o grupo brasileiro investirá US$ 3,2 bilhões e cuja exploração deve começar no final do ano. EFE ac/an