Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Ações da Toyota caem após notícia de redução no lucro operacional

SÃO PAULO - O lucro operacional da Toyota pode cair 40% neste ano, para 1,3 trilhão de ienes, segundo informações do jornal de negócios japonês Nikkei. Em conseqüência, as ações da companhia fecharam o dia com queda de 11,6% na bolsa de Tóquio.

Valor Online |

De acordo com o jornal, a empresa não será capaz de atingir sua meta de 1,6 trilhão de ienes no lucro operacional (que já era menor do que o realizado no ano fiscal anterior), em decorrência da queda na demanda causada pela crise financeira internacional. Além disso, a publicação afirma que a montadora pode não atingir o objetivo de vender 9,5 milhões de veículos neste ano, o que vai impedi-la de alcançar a meta de faturamento de 25 trilhões de ienes.

Em contato com agências internacionais, um porta-voz da montadora não quis comentar as informações do Nikkei sobre seu lucro operacional. Yoichiro Ichimaru, um dos diretores-gerentes da companhia, porém, afirmou que a Toyota irá manter sua meta de vendas para este ano, apesar das condições econômicas.

"Percebemos as severas condições de curto prazo. Mas não emitimos nenhuma mensagem revisando nossa previsão de vendas", afirmou o executivo.

Nos últimos anos, a montadora japonesa tem registrado forte crescimento, com base em seus veículos mais econômicos no uso de combustíveis. A intenção da empresa é superar a GM como a maior montadora do mundo.

Ainda assim, em agosto deste ano a empresa abandonou sua meta de chegar a essa posição de liderança no curto prazo. Ela reduziu a expectativa de vendas para o ano que vem de 10,4 milhões de unidades para 9,7 milhões de veículos. Isso se seguiu ao registro do segundo trimestre fiscal consecutivo de queda no lucro líquido, em junho deste ano.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG