Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Ações da Rio Tinto saltam com expectativa de acordo com Chinalco

Por Sonali Paul MELBOURNE (Reuters) - As ações da Rio Tinto saltaram 6,2 por cento nesta quarta-feira, ante expectativas de que a mineradora anunciará na quinta-feira um acordo com a principal acionista, Chinalco, para tentar cortar a dívida de 39 bilhões de dólares.

Reuters |

O grupo está sob pressão para cortar a dívida desde que a rival BHP Billiton desistiu de uma oferta de aquisição no valor de 66 bilhões de dólares, em novembro do ano passado.

As ações da Rio perderam mais de um terço do valor após o colapso da transação com a BHP, enquanto as ações da BHP se valorizaram 12 por cento. Mas houve uma reviravolta nesta quarta-feira e os papéis da BHP caíram 3 por cento, enquanto o mercado mais amplo cedeu 0,5 por cento.

"Se o mercado reconhecer que eles estão no caminho da redução da dívida, isso fará com que muitas pessoas se sintam mais confortáveis", disse Martin Angel, operador da Patersons Securities.

Com dívida de 8,9 bilhões de dólares que vencem em outubro, e plano de venda de ativos demorando mais que o previsto, a Rio está com pressa para encontrar outros caminhos para levantar fundos.

Todos os sinais indicam que a mineradora fechará um acordo com a maior produtora de alumínio China, após o presidente-executivo da empresa, Jim Leng, ter se desligado do conselho esta semana em protesto a planos para dar à Chinalco uma maior porção de ativos ou ações minoritárias em alguns de seus ativos.

"Um negócio com a Chinalco provavelmente parece o mais provável", disse Tom Elliott, diretor administrativo do fundo de hedge MM&E Capital.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG