Buy America - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Acadêmicos pedem fim da cláusula Buy America

Washington, 10 fev (EFE).- Analistas políticos e acadêmicos pediram hoje ao Congresso dos EUA que elimine a controvertida cláusula Buy American (Compre Americano) do plano de estímulo econômico, por considerar que ela prejudica o comércio internacional.

EFE |

"Parte do dano do isolamento (econômico) já foi feita com esta cláusula", disse em entrevista coletiva Rick Van Schoik, diretor do Centro Americano para Estudos Estrangeiros (Nacts).

"O isolamento econômico conduziria ao isolamento em temas de segurança e de fronteiras e ao isolamento em assuntos de meio ambiente", advertiu Van Schoik durante a apresentação de um relatório sobre o fortalecimento da prosperidade e cooperação na América do Norte.

Já Colin Robertson, diretor do Projeto EUA-Canadá, assinalou que a cláusula "Buy American" dentro do plano de estímulo responde em parte às tremendas pressões internas para proteger os trabalhadores americanos.

Além disso, provocou, dizendo que "o protecionismo é tão americano quanto a torta de maçã".

Tanto a versão do plano de estímulo aprovada pela Câmara de Representantes (Deputados) em 28 de janeiro quanto a que o Senado vota hoje contêm a cláusula "Buy American", que exige o uso de aço e ferro americanos para as obras públicas financiadas pelo plano.

A versão do Senado ainda inclui produtos manufaturados, mas, por pressões políticas, os senadores a modificaram na semana passada de maneira que as restrições ao aço e ferro estrangeiro se aplicarão "de forma consequente com as obrigações dos Estados Unidos em acordos internacionais".

As duas versões terão que ser compatibilizadas em processo bicameral para produzir um único texto definitivo, para ser enviado à Casa Branca ainda nesta semana, pois o recesso do Congresso começa ma próxima segunda-feira. EFE mp/jp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG