Tamanho do texto

As vendas de materiais de construção no Brasil cresceram 19,78% no primeiro semestre, em relação a igual período de 2009, informou hoje a Associação Brasileira de Materiais de Construção (Abramat)

selo

As vendas de materiais de construção no Brasil cresceram 19,78% no primeiro semestre, em relação a igual período de 2009, informou hoje a Associação Brasileira de Materiais de Construção (Abramat). No mesmo intervalo de comparação, as vendas de materiais básicos aumentaram 21,10%, enquanto as de empresas de acabamento subiram 17,18%.

Ao destacar que a performance reforça a retomada de crescimento e que o setor já deixou para trás os efeitos da crise financeira internacional, a entidade manteve a previsão de aumento de 15% nas vendas para este ano. Conforme comunicado da Abramat, o setor deve continuar crescendo, embora em taxas menores, por conta da recuperação iniciada já no segundo semestre do ano passado. Em relação ao primeiro semestre de 2008, período de forte crescimento que antecedeu a crise, as vendas do primeiro semestre deste ano apontam alta de 0,67%, observa Melvyn Fox, presidente da entidade.

No mês de junho, o índice registrou alta de 16,34% ante o mesmo período do ano passado, marcando o oitavo mês seguido de expansão. Em relação a maio deste ano, no entanto, o faturamento apresenta declínio de 0,71%. No acumulado de 12 meses, as vendas aumentaram 3,59%. O nível de empregos gerados pela indústria cresceu 12,30% no mês passado na comparação com junho de 2009 e registrou avanço de 2,33% ante maio.

As vendas internas dos materiais básicos indicaram alta de 17,50% no mês passado em relação a junho de 2009, mostrando desempenho mais vigoroso que as de acabamento, que avançaram 14,06% na mesma base de comparação.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.