Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Abinee: expectativa de vendas para 2009 cai em janeiro, s/ dezembro

A expectativa das empresas ligadas à Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) tanto para os primeiros três meses quanto para todo o ano de 2009 se deteriorou em relação a dezembro. Pesquisa da Abinee mostra que o porcentual de empresas que prevê queda de vendas nestes períodos passou de 55% para 69% dos participantes em relação ao trimestre e de 38% para 56% na perspectiva anual.

Agência Estado |

Também aumentou o número das empresas que afirmam sentir o efeito da crise mundial. A abrangência do impacto da crise econômica passou de 83% das companhias em dezembro para 91% em janeiro.

As vendas/encomendas caíram para 72% dos entrevistados em relação a janeiro do ano passado, mesmo porcentual na comparação com dezembro. Os cancelamentos e reprogramações dos pedidos em carteira atingiram respectivamente 19% e 48% dos entrevistados. Os setores mais atingidos foram aqueles que comercializam produtos seriados, de curto ciclo de vendas, os chamados produtos de prateleira.

Neste caso estão os telefones celulares, desktops, notebooks, material elétrico de instalação, equipamentos de instrumentação e utilidades domésticas, além de alguns equipamentos industriais como motores elétricos, entre outros, diz a Abinee em nota.

Quanto a GTD - Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica - as empresas fabricantes demonstraram que já estão sentindo os efeitos da crise internacional. Porém, na comparação com as demais áreas do setor eletroeletrônico, é a que está sendo menos afetada por estes reflexos, principalmente os segmentos de Geração e Transmissão.

No caso de Transmissão, os negócios continuam em andamento em função da carteira de encomendas dos leilões ocorridos nos dois últimos anos. Para 2009, estão previstos novos leilões, o que poderá garantir a permanência dos negócios para os próximos anos.

Para Geração, está em consulta pública o Plano Decenal de Expansão de Energia 2008-2017, que trata, dentre outras, das fontes de energia elétrica para o período. Na Distribuição, os fornecimentos para 2009 deverão ocorrer em função das encomendas e investimentos realizados no ano passado. A preocupação das empresas deste segmento é a paralisação dos novos pedidos, fato que pode prejudicar os fornecimentos para 2010, caso não sejam retomados neste ano.

As indústrias do setor eletroeletrônico estão se ajustando à nova realidade, segundo a Abinee, racionalizando os processos de gestão e de produção. Conforme pesquisa, 33% das empresas dispensaram pessoal em janeiro. Dados ainda preliminares indicam que o total da mão de obra empregada pelo setor foi reduzido em 3 mil trabalhadores nos meses de novembro e dezembro de 2008.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG