Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Abinee: câmbio volátil adia definição de preços para fim do ano

O presidente da Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, avalia que a elevada volatilidade da cotação do real ante o dólar, motivada pela crise financeira internacional, está causando incertezas às empresas do setor e está provocando o adiamento de vendas. Estamos às vésperas de abastecer as redes varejistas em função do fim do ano, mas, neste momento, as empresas estão com dificuldades de estabelecer preços para seus produtos, pois não sabem com que taxa de câmbio vão trabalhar, afirmou em nota divulgada à imprensa.

Agência Estado |

Na avaliação do presidente da Abinee, tal problema está se tornando ainda mais severo por causa da dependência do setor eletroeletrônico de componentes importados, cujos preços estão atrelados basicamente à variação do dólar. "Quanto maior a quantidade de componentes, mais difícil fica para definir o preço final", comentou.

Segundo Barbato, as companhias que atuam no setor, que é muito competitivo, não estão inclinadas a determinar preços com uma taxa de câmbio preventiva, pois há a possibilidade de perderem fatias de mercado para as empresas que assumirem taxas menores.

O presidente da Abinee ressaltou que além do câmbio, o País vive dificuldades no mercado de crédito para empresas e famílias, o que causa efeitos negativos ao desempenho do setor eletroeletrônico. "Estávamos esperando um final de ano muito bom, mas esta indefinição provocará uma revisão para baixo no faturamento das indústrias", disse.

Para Barbato, a variação cambial não deve aumentar a inflação, pois será compensada pela redução expressiva das cotações das commodities no mercado internacional. Nesse contexto, o presidente da Abinee defendeu que o Banco Central não deve subir os juros na reunião que será realizada na próxima semana. "Do contrário, vamos paralisar o mercado interno de uma forma mais vigorosa do que já está", ressaltou.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG