Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Abicalçados: importação de sapatos sobe 58,1% no ano

Incentivadas pelo dólar desvalorizado, as importações de calçados acumulam crescimento de 58,1% de janeiro a julho, em relação ao mesmo período do ano passado. A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) informou hoje que os desembarques nos sete primeiros meses do ano totalizaram 23,9 milhões de pares, a um custo de US$ 175,9 milhões.

Agência Estado |

Enquanto isso, o volume exportado no ano caiu 0,6%, totalizando 103,2 milhões de pares.

"Com o dólar tão depreciado frente ao real, não podemos oferecer um preço competitivo para os importadores. Os empresários brasileiros já não têm lucro, pois não conseguem repassar o aumento dos insumos para o valor final", afirmou o vice-presidente da Abicalçados, Ricardo Wirth. As importações chinesas, que no ano somam 20,8 milhões de pares, responderam por 87% das compras externas do produto.

Em termos de receita, as exportações de janeiro a julho apresentam crescimento 2,4%, para US$ 1,144 bilhão. No entanto, o principal mercado do sapato brasileiro, os Estados Unidos, vem reduzindo sua participação nas compras, com retrações de 18,5% no volume e de 32,5% nos valores importados. Já os embarques de pares de sapato para a Argentina e Itália subiram, respectivamente, 15,3% e 21,5%.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG