O Banco Central informou nesta segunda-feira (10) que o número de transações por Pix bateu recorde por dois dias consecutivos na última semana. Na quinta-feira (6), foram 129,4 milhões de transações. No dia seguinte, chegaram a 134,8 milhões.
“Os números reforçam a relevância do PIX, meio de pagamento disponibilizado à população brasileira em novembro de 2020, no funcionamento da economia nacional”, disse o BC em nota.
Em junho deste ano, o Pix acumulou 2,86 bilhões de transações, maior número para um mês desde que o sistema foi lançado, em novembro de 2020.
Atualmente, mais de 405 milhões de contas estão cadastradas.
Em 2022, o Pix foi o sistema mais utilizado pelos brasileiros, somando 29% de todas as transferências feitas no país. Em 2021, esse número foi de 16%.
Em 2024, o Banco Central deve implementar uma nova modalidade de PIX Automático, para viabilizar pagamentos recorrentes de forma automática.
O serviço permitirá pagamentos recorrentes de forma automática, como contas de energia, telefone, escolas, academias, condomínios, serviços de streamings, seguros e clubes por assinatura.
Para isso, o usuário terá de conceder uma autorização prévia. A partir daí, os pagamentos serão feitos automaticamente, sem necessidade de o cliente autenticar cada transação. A autorização poderá ser feita pelo aplicativo do banco, QR Code ou Pix Copia e Cola. A autorização pode ser cancelada a qualquer momento.