O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, em entrevista coletiva à imprensa ao lado do presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, neste sábado (22), que o Brasil e Portugal "têm potencial extraordinário" para comércio bilateral.
“É sempre com grande prazer que me reúno com os portugueses. Essa visita marca o relançamento do diálogo bilateral. Discuti com o presidente Rebelo iniciativas para ampliar cooperações econômicas, comerciais e para dinamizar atividades culturais e de cooperação educacional. Estamos com comércio na ordem de R$ 6 bilhões. Os investimentos e as operações conjuntas de nossas empresas são cada vez mais encorajadores”, afirmou o presidente brasileiro.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
“Brasil e Portugal têm potencial extraordinário para dobrar o fluxo de comércio exterior. É preciso sermos mais ousados. É preciso que tanto nossos empresários quanto nossos ministros conversem mais, projetem perspectivas de futuro no financiamento das nossas indústrias e na produção entre nossos países”, prosseguiu Lula, pedindo mais diálogo entre Brasil e Portugal.
Lula disse que seu papel como presidente é o de abrir portas a empresários que desejarem fazer negócios com o país europeu.
“Temos que juntá-los para que negócios possam crescer, podemos gerar emprego e melhorar a vida dos nossos povos”, afirmou.
O presidente brasileiro falou também em “compartilhar o desafio” citando os brasileiros que moram em Portugal. Ele destacou ainda que não são só pobres a procura de emprego que embarcam para o país, e sim “muita classe média alta” e profissionais liberais brasileiros no país.
“Se é verdade que Portugal descobriu o Brasil em 1500, também é verdade que no século 21, os brasileiros descobriram Portugal. Em nenhum outro momento na história, houve tantos brasileiros em Portugal como agora”, destacou o presidente.
“Acho que estamos avançando muito e estou com muita expectativa em relação à reunião que faremos com empresários no Porto”, afirmou Lula.