Lula voltou a criticar Selic alta
Washington Costa/MF - 12/01/2023
Lula voltou a criticar Selic alta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar nesta segunda-feira (6) a alta taxa de juros do Brasil, em evento de posse de Aloizio Mercadante na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para Lula, "não existe justificativa" para a Selic a 13,75% ao ano.

"Como vou pedir que os empresários ligados à Fiesp [Federação das Indústrias do Estado de São Paulo] invistam se eles não conseguem tomar dinheiro emprestado? Esse país tem cultura de viver com juros altos. Quando o Banco Central era dependente de mim, todo mundo reclamava. A taxa a 10% era muito. Não existe justificativa para que a taxa de juros esteja a 13,75%. Se a classe empresarial não se manifestar, eles não vão baixar os juros", afirmou Lula.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Na plateia da posse de Mercadante, estavam nomes como Josué Gomes, presidente da Fiesp, Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da Firjan.

Atualmente, a Selic está em 13,75% ao ano. Até o final do ano, o mercado projeta que a taxa estará em 12,50% .

Em sua fala, Lula ainda afirmou que as justificativas do Comitê de Política Monetária (Copom), órgão ligado ao Banco Central, para manter a Selic em valores elevados são "uma vergonha para o povo brasileiro".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!