Petrobras: FUP e Anapetro entram com ação na Justiça Federal para suspender assembleia de acionistas
Ivonete Dainese
Petrobras: FUP e Anapetro entram com ação na Justiça Federal para suspender assembleia de acionistas

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Anapetro (Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras) entraram nesta quarta-feira (10) com ação popular na Justiça Federal do Rio de Janeiro pedindo a anulação da convocação de assembleia geral extraordinária (AGE) da Petrobras , marcada para a próxima sexta-feira (12). 

O argumento central da FUP e da Anapetro é que Jônathas Castro e Ricardo Soriano estão na lista dos indicados pela União para se tornarem conselheiros da estatal, apesar do colegiado da companhia e do Comitê de Pessoas (Cope) terem classificado os dois inelegíveis por conflitos de interesses.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG 

Jônathas Castro é Secretário Executivo da Casa Civil da Presidência da República e Ricardo Soriano é Procurador-Geral da Fazenda Nacional.

Nesta quarta-feira (10), a estatal informou que recebeu ofício da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pedindo uma manifestação da estatal "sobre pedido de interrupção do curso do prazo de antecedência da convocação" da assembleia, que foi pedido pela Anapetro.

A ação de hoje se soma a uma representação protocolada na semana passada na CVM pela Anapetro, para a suspensão da convocação da assembleia. 

"Essas indicações mostram abuso da União em relação aos interesses da companhia", afirma o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Segundo Ângelo Remédio, da Advocacia Garcez, que representa os petroleiros na ação, a União não apresentou qualquer motivação legal para manter os dois nomes em votação na assembleia.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!