Imposto de Renda: Receita paga hoje mais um lote de restituição
Marcello Casal JrAgência Brasil - 21/03/2019
Imposto de Renda: Receita paga hoje mais um lote de restituição

A Receita federal paga nesta sexta-feira (29) o terceiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF ) 2022. Os valores serão depositados nas contas de 5.242.668 contribuintes, no valor total de RS 6,3 bilhões. Esta leva de devoluções inclui ainda restituições residuais de exercícios anteriores.

Do montante liberado, R$ 285.789.146,12 serão pagos àqueles com prioridade de recebimento garantida por lei, sendo 9.461 idosos acima de 80 anos, 62.969 pessoas entre 60 e 79 anos, 6.361 cidadãos com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 29.540 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG 

Foram contempladas ainda 5.134.337 pessoas não prioritárias que entregaram a declaração anual até o dia 3 de maio deste ano.

Como consultar

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a restituição". 

A página apresenta as orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que eventualmente estejam equivocadas.

Além do site da Receita, também é possível consultar o andamento da restituição pela plataforma Gov.br. Ao entrar na página, o contribuinte deve clicar no botão "Iniciar", de cor verde no destaque na tela e, na nova janela, inserir os dados e avançar. Outros serviços digitais da plataforma Gov.br podem ser acessados por meio da opção "Serviços" no menu do site.

Pagamento

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB).

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço https://www.bb.com.br/irpf ou ligando para a central de relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). 

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu "Declarações e Demonstrativos", clicando em " Meu Imposto de Renda" e "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Calendário de restituições

  • 1º lote - Pago em 31 de maio
  • 2º lote - Pago em 30 de junho
  • 3º lote - 29 de julho
  • 4º lote - 31 de agosto
  • 5º lote - 30 de setembro

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!