Hoje é o último dia para conceder reajuste salarial com base na LRF
José Cruz/Agência Brasil
Hoje é o último dia para conceder reajuste salarial com base na LRF

Este 4 de julho é a data limite em que o governo federal poderia conceder reajuste salarial aos servidores públicos com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, que impede elevação de gastos com pessoal nos últimos 180 dias de mandato.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

O presidente Jair Bolsonaro (PL), no entanto, já havia admitido que o funcionalismo público ficaria sem aumento neste ano. Em contrapartida, Bolsonaro prometeu dobrar o vale-alimentação para todas as categorias. Mas a promessa não foi oficializada.

Na semana passada, o secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, afirmou que não haveria vale-alimentação para os servidores, como também não haveria reajuste salarial.

"Já foi anunciado que não haverá aumento neste ano e também não haverá aumento do vale-alimentação. Já foi decidido no âmbito da Junta de Execução Orçamentária", disse.

Há meses, diversas categorias se mobilizam por reajuste salarial e reestruturação de carreira após o presidente Jair Bolsonaro prometer ainda no ano passado aumento apenas para policiais federais, policiais rodoviários federais e agentes penitenciários, que fazem parte de sua base eleitoral. 

Em abril, Bolsonaro chegou a avaliar dar um aumento linear de 5% para todo o funcionalismo público. A ideia não foi bem recebida e acabou sendo descartada.

Nesta segunda-feira, último dia para se conceder o reajuste, servidores do Banco Central protestaram em frente à sede da autarquia em Brasília. Atos presenciais também aconteceram em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.

Amanhã (5), a categoria realiza uma assembleia deliberativa para discutir os próximos passos da mobilização. 

** Gabrielle Gonçalves é jornalista em formação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Estagiária em Brasil Econômico. No iG desde agosto de 2021, tem experiência em redação e em radiojornalismo, com passagens pela Rádio Unesp FM e Rádio Metropolitana 98.5 FM.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!