Como consultar a restituição do seu Imposto de Renda
Wagner Pedro
Como consultar a restituição do seu Imposto de Renda

A restituição do Imposto de Renda é uma espécie de reembolso feito pela Receita Federal para os cidadãos que contribuíram mais do que o necessário. Isso geralmente ocorre por conta das deduções, que podem fazer com que o saldo a pagar seja menor que o imposto retido na fonte. Para saber se você tem direito a algum valor, basta efetuar uma consulta no site do órgão ou pelo aplicativo Pessoa Física. Abaixo, vou te mostrar como realizar esses procedimentos.

O site da Receita Federal não exige muitos dados, então a consulta pode ser realizada rapidamente. Veja abaixo:

  1. Acesse a página:

    Abra o navegador e acesse a página Consulta Restituições IRPF;

  2. Informe os dados:

    Digite seu CPF, data de nascimento, escolha o ano de consulta e digite os caracteres. Feito isso, clique no botão "Consultar" para visualizar os resultados sobre sua declaração e a possível restituição.

Como consultar a restituição pelo aplicativo

A restituição do Imposto de Renda também pode ser consultada pelo aplicativo Pessoa Física, disponível gratuitamente para Android e iPhone (iOS). Confira:

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

  1. Com o aplicativo aberto, toque no menu (três linhas empilhadas) no canto superior direito e depois em "Consulta Restituição";
  2. Digite seu CPF, escolha o ano referente à consulta e toque em "Consultar" para visualizar as informações.

Qual o calendário para os pagamentos da restituição?

A ordem dos pagamentos é determinada com base nas datas que o Imposto de Renda foi enviado. Ou seja, aqueles que fizeram a declaração mais cedo serão os primeiros a receber a restituição. No entanto, pessoas com mais de 60 anos ou deficientes têm prioridade.

Este ano, o valor poderá ser recebido via Pix, mas existe uma ressalva: apenas o CPF deve ser usado como chave — e-mails, telefones ou chaves aleatórias não são aceitos.

Confira abaixo o calendário de restituição do IRPF 2022

Lote Data da liberação
Primeiro lote 31 de maio
Segundo lote 30 de junho
Terceiro lote 29 de julho
Quarto lote 31 de agosto
Quinto lote 30 de setembro

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!