Agentes da PF se manifestam no Galeão contra descumprimento de promessas de Bolsonaro de valorizar categoria
Reprodução
Agentes da PF se manifestam no Galeão contra descumprimento de promessas de Bolsonaro de valorizar categoria

Policiais e funcionários de todos os cargos da Polícia Federal (PF) se manifestaram no fim da tarde desta quarta-feira (25) no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte. O grupo protestou contra o descumprimento das promessas do presidente Jair Bolsonaro (PL) de valorizar a instituição.

Com uma faixa escrita: “Bolsonaro, honre sua palavra. Quem enfraquece a PF, fortalece a corrupção!”, a categoria pediu a reestruturação de carreira na PF. A medida criaria mais níveis na trajetória profissional dos agentes e aumentaria os salários, que não tiveram reajustes para acompanhar a inflação.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Além disso, o grupo reclama de não receber FGTS, adicional de periculosidade, adicional noturno, auxílio moradia, auxílio fardamento e hora extra. Os profissionais também sofrem um desconto de 41% no Imposto de Renda da Previdência.

Segundo o Sindicato dos Delegados de Polícia Federal no Estado do RJ (ADPF/RJ), os policiais federais foram prejudicados pela reforma da previdência, principalmente quanto às regras de pensão por morte.

Ao longo do governo, Bolsonaro prometeu valorizar os policiais e aumentar seus salários, o que gerou uma expectativa de reajuste na faixa entre 16% e 20%. O Congresso chegou a aprovar em dezembro de 2021 um orçamento de R$ 1,7 bilhões para esse fim, mas, em abril, o ministro da Economia Paulo Guedes anunciou um reajuste de 5% para todo o funcionalismo público.

"Faltava só uma medida provisória, mas ele começou a falar que não teria dinheiro, culpou outros funcionários. Isso é uma política econômica”, afirmou Dario Cruz, delegado da PF e diretor de comunicação do SINDPF/RJ. “Só tivemos prejuízo nesse governo”, completou.

O ato desta quarta-feira (25) foi parte de uma ação conjunta de todas as unidades da PF do país para conscientizar a população e a classe política, que utiliza o aeroporto, para valorizar a instituição.

“O saldo foi muito positivo, porque a gente está tentando conscientizar a população da importância de valorizar a PF, não é só valorizar bem material. Se você não valoriza, você corrói a instituição”, afirmou Dario.

Ao todo, cerca de 100 agentes participaram do ato.


Policiais federais do Rio de Janeiro fizeram operação especial no Aeroporto do Galeão

Cerca de 13 voos nacionais e internacionais passaram por vistoria criteriosa da PF, segundo balanço do sindicato local. O recrudescimento das atividades, estratégia já adotada pela Receita Federal em portos e aeroportos, atrasa o embarque de passageiros e, portanto, as decolagens.

Assim como no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul também registraram operações especiais nesta semana, adotadas como forma de pressionar o governo federal para enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei que reestrutura as carreiras da corporação — promessa feita pelo presidente Jair Bolsonaro ainda em 2021.

Movimento similar é realizado por servidores da Receita Federal desde o começo do ano, pela operação padrão. Nesse caso, o objetivo é retardar atividades de fiscalização de remessas em portos e entradas e saídas nas fronteiras brasileiras.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!