Presidente da CCJ do Senado, Davi Alcolumbre
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Presidente da CCJ do Senado, Davi Alcolumbre

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou nesta quarta-feira (6) que a reunião da CCJ foi cancelada por falta de quórum. Os senadores previam analisar a reforma tributária (PEC 110/2019). 

Sob a relatoria do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), a PEC 110/2019 faz uma série de mudanças em regras tributárias. A principal delas é a instituição de um modelo dual do Imposto de Valor Agregado (IVA). O IVA Subnacional será composto pelo Imposto de Bens e Serviços (IBS), resultado da fusão do ICMS (imposto estadual) e do ISS (imposto municipal). Já o IVA Federal será formado pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que unifica tributos federais (IPI, Cofins e Cofins-Importação, PIS e Cide-Combustíveis) arrecadados pela União.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Está prevista ainda a criação do chamado Imposto Seletivo (IS), que incidirá sobre a produção, importação e comercialização de bens e serviços prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente. 

A última vez que a proposta esteve na pauta da CCJ foi em 16 de março, quando o relator apresentou nova complementação de voto, diante do acatamento de mais uma dezena de emendas à proposição — que já recebeu 252 sugestões, das quais 68 foram acatadas total ou parcialmente. No dia 23 de fevereiro, antes do carnaval, o relator já havia apresentado a primeira reformulação do relatório.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, tem se mostrado favorável à proposta e acredita na possibilidade de votação — inclusive no Plenário — nesta semana de esforço concentrado, diante do comparecimento presencial da maior parte dos senadores.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!