Petrobras está sem nome para Presidente
Ivonete Dainese
Petrobras está sem nome para Presidente

O governo federal pode retirar da pauta da Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da Petrobras a votação para eleger os novos integrantes do Conselho de Administração. O encontro virtual dos acionistas está marcada para o próximo dia 13 de abril.

Segundo uma fonte do setor, a retirada da pauta para escolher os membros do Conselho está na mesa como possibilidade também. Pelas regras da estatal, o governo, que é controlador, pode requerer a companhia que ela retire a votação da pauta. E a estatal pode submeter a matéria a votação no dia da assembleia. "Como o governo tem a maioria, ele consegue aprovar a retirada", destacou a fonte.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia 

O plano B do governo ganhou força após acionistas minoritários da Petrobras começaram a pressionar a estatal para tentar suspender a Assembleia. O movimento vem sendo liderado pelos fundos de investimento estrangeiros, que já sinalizaram à estatal e ao Institutional Shareholder Services (ISS), espécie de justiça eleitoral privada, que estão tendo problemas com as cédulas de votação por conterem nomes que já que foram descartados.

Não há uma preocupação de a estatal ficar acéfala, pois os mandatos atuais dos conselheiros e presidente da estatal podem ser postergados. No caso de Silva e Luna não aceitar continuar como presidente, algum diretor da estatal pode assumir o comando de forma interina, pontuou uma fonte.

Leia Também

Outra possibilidade é que algum representante do Conselho possa ser nomeado. Segundo essa fonte, os próprios integrantes do governo não estão conseguindo chegar a um nome em comum.

Uma outra fonte destacou ainda que há um “movimento para emplacar um dos Almirantes na presidência do Conselho “. Segundo uma outra fonte do setor, a busca por um novo nome para Petrobras vem gerando dúvidas no próprio mercado.

Após Décio Oddone ter recusado o convite para comandar a estatal, segundo Lauro Jardim em seu blog, um executivo disse que "para que alguém seja escolhido rapidamente deveria ser alguém já dentro da empresa, a exemplo de conselheiros que estão sendo reconduzidos", disse. Mas um assessor do ministro da Economia Paulo Guedes também estava cotado, segundo revelou O GLOBO.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!