BC libera site exclusivo para consultar dinheiro 'esquecido' nos bancos
Reprodução: ACidade ON
BC libera site exclusivo para consultar dinheiro 'esquecido' nos bancos

A volta do sistema de consultas ao dinheiro ‘esquecido’ por consumidores em contas de bancos deixou em muitos dos 36 milhões de brasileiros que acessaram a plataforma nesta segunda-feira um gosto de frustração com o agendamento para os próximos passos criado pelo Banco Central para evitar sobrecarga no seu site.

O publicitário Newton Alves, de 57 anos, foi um dos poucos que conseguiram acessar o primeiro Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central (BC) antes de a plataforma sair do ar, devido ao alto volume de visitantes. E descobriu que tinha dinheiro a receber.

Agora, na volta das consultas, ele descobriu que terá de esperar ainda mais para acessar os recursos.

Assim que ficou sabendo da possibilidade de resgatar quantias esquecidas em antigas contas bancárias, Alves entrou no site, mas deixou para pedir a transferência depois.

Com a liberação do novo portal, fez mais um acesso nesta segunda-feira a fim de solicitar o pagamento, mas foi surpreendido. Em vez de efetuar o resgate na hora, precisou fazer um agendamento para 11 de março.

"Achei um tanto quanto surreal, pois o sistema agenda uma data de retorno para consultar e solicitar o resgate. E, se não retornar na data estabelecida, ainda entra numa repescagem. Seria muito mais fácil, prático e objetivo se já informasse a quantia, e a pessoa agendasse a transferência. Decepcionante", desabafa o publicitário.

A enfermeira obstetra Andressa Rodrigues, de 31 anos, também ficou desapontada. Sem ter acessado previamente o SVR, conseguiu fazer o agendamento para 23 de março, quando poderá fazer a consulta entre 4 horas da madrugada e 14 horas da tarde.

Leia Também

Caso não tenha disponibilidade, terá que recorrer à repescagem nos dias 26 e 27 do mesmo mês, diz ela.

"Queria saber logo o valor porque estou para fazer uma obra em casa e pode ser que esse dinheiro ajude", afirma.

O Banco Central estima que há cerca de R$ 8 bilhões que ainda não foram resgatados em instituições financeiras, dentre saldos residuais em contas-correntes ou cobranças indevidas.

Para evitar que o novo sistema seja sobrecarregado pelo alto número de acessos e também saia do ar, instituiu um agendamento de acordo com a data de nascimento da pessoa ou da empresa.

Caso o consumidor se esqueça de entrar no site SVR na data determinada, poderá fazer um novo acesso de repescagem ainda em março. Se, mesmo assim, não acessar, terá outras oportunidades futuras de fazer o resgate porque o dinheiro continuará disponível.

Veja o que já está liberado

Nesta primeira fase, as pessoas podem consultar se têm dinheiro a receber caso se enquadrem nestas situações:

  • Contas de depósitos (conta corrente ou conta poupança) encerradas com saldo disponível;
  • Tarifas cobradas indevidamente;
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente. Neste caso, somente os recursos de instituições que assinaram um termo de compromisso com o Banco Central estarão disponíveis;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
  • Recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados;
  • Outras situações que impliquem em valores a devolver reconhecidas pelas instituições.

As próximas etapas vão incluir as consultas de valores a receber nos seguintes casos:

  • Recursos de tarifas e parcelas relativas a operações de crédito mesmo que não haja um termo de compromisso assinado pela instituição financeira com o BC;
  • Saldos de contas de pagamento, sejam pré-pagas ou pós-pagas;
  • Contas encerradas em corretoras ou distribuidoras de títulos mobiliários.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!