População baixa renda pode contratar arquitetos e engenheiros de graça
Thiago Loureiro
População baixa renda pode contratar arquitetos e engenheiros de graça

A população de baixa renda que não tem como contratar arquitetos ou engenheiros para planejarem a reforma de suas casas podem contar, agora, com apoio gratuito de profissionais qualificados. O projeto "Na Régua – Arquitetura acessível, moradia digna", criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, disponibiliza assistência técnica de arquitetos, engenheiros e assistentes sociais sem custo. A ação faz parte do Programa Casa da Gente e tem parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Nos últimos três meses, o projeto tem montado escritórios em comunidades da Baixada Fluminense e na capital do Estado para entregar os serviços de assistência técnica local para habitações de interesse social, em territórios como Mangueira, Providência, Cajueiro, Serrinha, Buriti Congonhas, Marcílio Dias e Acari. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Até o final do mês de janeiro, serão entregues mais quatro escritórios: Parque Maré, Rocinha, Brás de Pina e Queimados.

"A realidade que enxergamos nessas comunidades são casas que muitas vezes não têm pias, nem piso ou até mesmo sanitários. Por isso, a palavra de ordem do governador Cláudio Castro para o projeto Na Régua é: nenhuma casa sem banheiro. Dessa forma, nossa missão é entregar mais qualidade de vida a essas famílias, com dignidade habitacional", destaca o Secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos.

O sonho de dona Vera Lúcia Sampaio, moradora do Morro da Providência, é poder resolver problemas corriqueiros, como infiltrações e mofo. Para ela, a assistência chegou em um momento crucial:

Leia Também

"Aqui não há quartos. Eu e meus seis netos dormimos na sala, juntos. Quando eu soube que poderia ter assistência gratuita, voltei a ter esperança. Minha casa sofre muito com infiltrações e vazamentos, meu sonho é poder dar uma vida melhor e mais agradável aos meus netos".

Como solicitar?

Toda família com renda de até seis salários mínimos pode solicitar os serviços oferecidos pelos escritórios regionais do Na Régua, desde que resida na moradia. O objetivo é garantir a habitabilidade e aumentar a salubridade do domicílio.

"Nossos profissionais são treinados para ouvir as demandas, vistoriar os domicílios e propor soluções criativas de baixo custo que resolvam um problema real. O Na Régua nasce para apoiar a saúde e a assistência social, contribuindo com o rompimento do ciclo da reprodução das desigualdades sociais e sanitárias", diz o Subsecretário de Habitação, Allan Borges.

Endereços:

  • Mangueira - Endereço: Rua General Bento Ribeiro, nº 4 – Fundação Leão XIII;
  • Providência - Endereço: Rua da Bica, nº 29 – ONG Impacto das Cores;
  • Serrinha - Endereço: Rua Mestre Darcy do Jongo, nº 162 – CUPA;
  • Cajueiro - Endereço: Travessa Central do Sossego, 39 – Associação dos Moradores;
  • Buriti Congonhas - Endereço: Rua Macunaíma, nº 209 – Vaz Lobo;
  • Marcílio Dias - Endereço: Avenida Lobo Junior, nº 83;
  • Acari – Endereço: Rua Guaiuba, nº 210 A.

*Os escritórios funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!