Crise e desabastecimento esfriam comércio mundial, diz OMC
Divulgação
Crise e desabastecimento esfriam comércio mundial, diz OMC

O comércio global  está em desaceleração. A queda é fruto da  crise de abastecimento atravessada por diversos setores da economia, com destaque para o de automóveis e de componentes eletrônicos, como delulares e computadores, aponta o Barômetro de Comércio de Mercadorias divulgado nesta segunda pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

O último relatório da OMC  previu crescimento de 10,8% no comércio global de mercadorias em 2021 e de 4,7% para 2022. No entanto, as previsões podem ser ofuscadas por potenciais riscos negativos, como disparidades regionais, fragilidade contínua no comércio de serviços e disparidade nas taxas de vacinação pelo mundo.

O indicador apresenta informações em tempo real sobre a trajetória de comércio de mercadorias com base em tendências recentes do mercado, além das estatísticas convencionais das transações em todo o mundo.

Segundo o dado divulgado nesta segunda-feira, o mundo está com avaliação 99,5, perto de 100, valor-base do índice, bem abaixo do último número divulgado, em agosto, de 110,4. Quando índice está acima de 100 ele aponta crescimento, abaixo desse patamar é indicativo de retração.

O número de agosto refletiu a força da recuperação econômica global em um cenário de pós-pandemia, com avanço da vacinação e flexibilização de medidas sanitárias.

Segundo a OMC, a demanda represada que aqueceu o comércio mundial, no entanto,  o dado de novembro já apresenta sinais de diminuição, ilustrada pela queda nas exportações, fator preponderante a puxar o índice para baixo.

A redução, por outro lado, pode desengarrafar portos, mas acúmulos de mercadorias e atrasos nas entregas dificilmente devem acabar enquanto a taxa para uso de contêineres permanecer em patamar recorde.

Entre agosto e setembro, todos os índices avaliados pelo Barômetro de Comércio de Mercadorias apresentaram queda, o que reforça o contexto de queda aguda no comércio global de mercadorias.

Leia Também

O destaque do último índice foi o setor automotivo, que ficou em 85,9, consequência da escassez de matérias-primas e de semicondutores, fundamentais para montadoras e produção em larga escala dos veículos.

A dificuldade na aquisição das peças também afeta o setor de componentes eletrônicos, como celulares, video games e computadores, com índice de 99,6, que dependem dos semicondutores para funcionar.

Diante da escassez observada no mercado internacional,  empresas como a Apple e a Sony, dona do PlayStation, já revisam para baixo expectativas de produção para o quarto trimestre.

O único setor que manteve resultado positivo bem acima da média do índice foi de frete aéreo, que fechou em 106,1, diante das altas taxas de envio por transporte aquaviário.




    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!