Agora a comprovação será feita no mês de aniversário
Redação 1Bilhão Educação Financeira
Agora a comprovação será feita no mês de aniversário

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mudou o calendário da prova de vida e, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União, acontecerá nos meses de aniversário. A obrigatoriedade da comprovação segue suspensa até dezembro de 2021, portanto, só o segurado que quiser pode fazer a fé de vida.

Para quem está há mais tempo sem a atualização cadastral, o INSS lançou um novo calendário. Segundo a portaria, os beneficiários com vencimento da última comprovação de vida entre novembro de 2020 e dezembro de 2021 deverão realizá-la de forma escalonada. Veja:

Vencimento                      Competência de bloqueio
Nov/2020 a junho/2021                 jan/22
Julho e agosto/2021                      fev/22
Setembro e outubro/2021              mar/22
Novembro e dezembro/2021           abr/22

Se a prova de vida devesse ser feita até setembro de 2021,  o segurado deve atualizar os dados para desbloquear o benefício. 

Leia Também

Para quem tem mais de 80 anos, a portaria prevê também que os bancos deverão facilitar e auxiliar a locomoção até a agência bancária.

A partir de 2022, se a comprovação não for feita,  o INSS enviará os dois pagamentos seguintes com bloqueio aos bancos. Nesse caso, para reativar os pagamentos, é preciso cadastrar biometria realizada pelo aplicativo Meu INSS. Outra opção será agendar o serviço "Realizar Prova de Vida - Situações Excepcionais", no Meu INSS ou pelo atendimento telefônico do 135.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!