Vaca louca: órgão internacional conclui que risco no Brasil é insignificante
Reprodução: iG Minas Gerais
Vaca louca: órgão internacional conclui que risco no Brasil é insignificante

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) manteve, nesta segunda-feira (06), o status do Brasil de país com "risco insignificante" para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), mais conhecida por mal da vaca louca. A decisão foi anunciada dois dias depois de o Ministério da Agricultura ter confirmado a ocorrência de dois casos, em Minas Gerais e no Mato Grosso, de "origem atípica", em que a causa é uma mutação em um único animal , e não por meio de da contaminação entre dois ou mais bovinos.

Com o laudo em mãos, o Ministério da Agricultura notificou os países importadores de carne bovina brasileira e suspendeu os embarques do produto para China. Com o posicionamento da OIE, a expectativa é que os chineses retomem em breve as encomendas do Brasil.

"Com isso, diante dos resultados obtidos, esses casos foram concluídos por não representarem risco para a cadeia de produção bovina do país", destacou o Ministério da Agricultura, em nota divulgada na tarde desta segunda-feira.

De acordo com o órgão, os animais foram atingidos de forma independente e isolada. Os casos foram confirmados pelo laboratório de referência internacional da OIE, localizado no Canadá, na última sexta-feira. Porém, somente no sábado, após as autoridades chinesas serem previamente informadas, a notícia foi divulgada para o público.

Na nota, o governo reforça que o Brasil, por manter sua classificação como país de risco insignificante para a doença, não oferece perigo ao exportar a carne bovina.

Segundo a pasta, isso mostra que não há justificativa para "qualquer impacto no comércio de animais e seus produtos e subprodutos".


Dados do Ministério da Economia mostram que, de janeiro a agosto deste ano, as exportações de carne bovina fresca, refrigerada ou congelada somaram US$ 5,4 bilhões. A China comprou US$ 3,1 bilhões, ou 24,2% a mais do que no ano passado.

Os principais estados exportadores são Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Além do mercado chinês, o Brasil vende carne bovina para o Oriente Médio, os Estados Unidos, o Chile e países europeus.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!