Campos Neto acredita em crescimento assimétrico da inflação em 2022 e ressaltou a necessidade de controlar alta
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Campos Neto acredita em crescimento assimétrico da inflação em 2022 e ressaltou a necessidade de controlar alta

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira (24) que a taxa básica de juros deve subir acima do previsto pelo Boletim Focus . Segundo Campos Neto, técnicos do BC acreditam em alta assimétrica da inflação em 2022 , ou seja, crescimento maior do que esperado pelo Comitê de Políticas Monetárias (Copom). 

Atualmente, a Selic está em 4,25% ao ano, mas o mercado financeiro prevê a estabilização da taxa em 6,25% até dezembro , considerado o parâmetro normal para o índice. Os reajustes nos juros acontecem devido à necessidade de segurar a alta da inflação do país.

“Quando o balanço é assimétrico, significa que você tem que elevar os juros acima do que está projetado no Focus“, afirmou Campos Neto, em coletiva de imprensa. 

“Como há uma assimetria no balanço de riscos, isso significa que você tem que mirar uma inflação um pouco mais abaixo, tem uma gordurinha por causa da assimetria, você tem que praticar uma política monetária menos estimulativa do que os juros do Focus“, completou Fabio Kanczuk, diretor de Política Econômica do BC. 

Roberto Campos Neto ainda rebateu os boatos que o Copom não fez alterações arrojadas na Selic devido à falta de aviso ao mercado. O presidente do Banco Central disse ter tido oportunidade de avisar, mas concluiu que neste momento não seria necessário maiores reajustes. 

"Eu só queria enfatizar que eu li alguns comentários de que grande parte da decisão teria sido tomada por não ter comunicado. Queria enfatizar que isso não é verdade, a gente poderia ter comunicado, a gente teve muitas oportunidades para comunicar, mas a gente esperou porque a gente achava que esse debate sobre esses fatores que foram mencionados agora era um debate bastante enriquecedor e ia nos dar um horizonte de atuação mais eficiente", afirmou. 

"Discutimos muito também o tema de o que influencia expectativas em termos da função reação, se é mais a taxa final, o quanto que a velocidade influencia nisso", completou Campos Neto. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!