País passa por crise hídrica devido à falta de chuvas e impacta na geração de energia elétrica
Redação 1Bilhão Educação Financeira
País passa por crise hídrica devido à falta de chuvas e impacta na geração de energia elétrica

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta terça-feira (22) que o Brasil vai ter que passar por um racionamento de energia para evitar um apagão decorrente da crise hídrica .

Segundo Lira, o assunto foi debatido em uma reunião na semana passada com o ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque. O parlamentar afirmou que a medida deve ser “educativa”.

"O ministro Bento esteve comigo fazendo uma análise do cenário e garantiu que não vamos ter nenhum tipo de problema de apagão, mas vamos ter que ter um período educativo de algum racionamento, para não ter nenhum tipo de crise maior", afirmou o deputado, após o lançamento do Plano Safra no Palácio do Planalto.

O país passa por uma crise histórica por causa da falta de chuvas , que levou o nível de reservatórios estratégicos para a geração em usinas hidrelétricas a níveis críticos.

O cenário fez o governo recorrer a outras fontes para manter a geração energética, principalmente o acionamento de usinas termelétricas , mais caras e poluentes. O MME tem negado o risco de apagão.

"Estamos com problema de chuvas, isso é claro, e o Brasil precisa urgentemente, como foi feito na MP da Eletrobras, arrumar alternativas mais baratas do que as termelétricas a combustível, não tão baratas quanto eólica e solar. Todos vocês sabem que energia eólica e solar são alternativas, elas não são energias de base, porque à noite não temos energia solar e quando falta vento não temos energia eólica. Precisamos de energia de base como alternativa para suportar o crescimento que o Brasil", disse Lira.

Nesta segunda-feira, o Congresso concluiu a votação da medida provisória (MP) que autoriza a privatização da Eletrobras . Segundo o presidente da Câmara, o texto deve ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro sem vetos.

"O PL (projeto de lei de conversão, nome técnico para a MP em trmaitação no Congresso)  tramitou com o apoio total do governo.O  texto da Câmara foi consensuado com o governo. No texto do Senado, o que o governo não concordou o relator retirou e a Câmara manteve. Então, a expectativa é passar absolutamente sem nenhum veto", disse Lira.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!