Paulo Guedes tenta convencer Mercosul diminuir Taxa Externa Comum
Edu Andrade/Ascom/ME
Paulo Guedes tenta convencer Mercosul diminuir Taxa Externa Comum

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira (08) que a economia fechada foi uma “armadilha” contra o Brasil nos últimos 30 anos e defendeu a “flexibilização” do Mercosul .

"Ficar fechado foi muito prejudicial para o Brasil nos últimos 30 anos. O Brasil está negociando menos com nossos parceiros hoje. Então foi uma armadilha. Foi uma armadilha. Isso impediu o Brasil de se envolver em uma integração produtiva mais eficiente, de se integrar em cadeias globais", disse Guedes, falando em inglês para investidores.

O ministro disse que o Brasil está reduzindo unilateralmente as tarifas de importação e conversando com os “amigos” do Mercosul.

"Estamos reduzindo unilateralmente as tarifas de importação e também conversando com nossos amigos do Mercosul, porque queremos ter alguma flexibilidade e modernização no Mercosul", afirmou.

Você viu?

A tentativa do Brasil de reduzir a Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul e avançar com a agenda de abertura comercial do ministro da Economia, Paulo Guedes, esbarra na resistência da Argentina. Mas o governo brasileiro quer ir adiante em sua proposta de reduzir a TEC em 10% agora e em outros 10% no fim do ano.

Seria uma forma de começar a abertura do mercado brasileiro, prometida ainda na campanha eleitoral de 2018, mas cuja dificuldade Guedes tem localizado principalmente nas amarras do Mercosul.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!