B3 (B3SA3) reportou os maiores resultados de sua história nesta sexta-feira (4)
Osni Alves
B3 (B3SA3) reportou os maiores resultados de sua história nesta sexta-feira (4)


Após a divulgação de dados do relatório de empregos de maio, o chamado “payroll”, nos Estados Unidos abaixo do esperado, o dólar fechou em queda ante o real , renovando a mínima do ano, nesta sexta-feira. O Ibovespa , por sua vez, bateu seu recorde histórico pelo quinto dia consecutivo. Dessa vez, o principal índice da B3 ultrapassou a marca dos 130 mil pontos.

A moeda americana fechou a R$ 5,0341, baixa de 0,98%. O Ibovespa teve alta de 0,40%, aos 130.125 pontos.

Na semana, o índice teve alta acumulada de 3,64%. Já o real se valorizou 3,42% frente ao dólar, no período.


Segundo o Departamento de Trabalho americano, os EUA criaram 559 mil vagas no mercado de trabalho em maio, abaixo do esperado pelo mercado, que previa um número acima dos 650 mil postos.

A taxa de desemprego caiu para 5,8% no mês, ante os 6,1% registrados em abril.

Para o Head Renda Variável da Valor Investimentos, Pedro Lang, o dado deve reduzir a pressão para que o Federal Reserve, banco central americano, reduza os estímulos dados à economia durante a pandemia.

Mas não alivia os temores do mercado sobre um possível aumento da inflação americana, o que poderia levar o banco a rever sua política de juros perto de zero.

“Tira um pouco da pressão, mas não faz o mercado se sentir confortável. Apesar de achar que o Fed vai ser bem leniente com a inflação, o mercado vai ficar preocupado. O mercado de trabalho é um dos componentes que afeta a pressão de preço, principalmente, no curto prazo, mas não é o único”, disse.


Petrobras e bancos sobem


Segundo o sócio da Finacap Investimentos, Alexandre Brito, o papel do investidor estrangeiro na B3 vem ajudando na subida do índice.

“O que realmente puxou a Bolsa até aqui foi o investidor estrangeiro. E o fato da moeda brasileira ainda estar muito desvalorizada frente a outras, isso abre espaço para esse tipo de investidor”, disse Brito.

Somente no mês passado, segundo a B3, esse tipo de investidor ingressou liquidamente R$ 12,2 bilhões de recursos externos no mercado secundário da renda variável brasileira.

No dia, o maior apetite para o risco no exterior e o desempenho positivo de empresas como a Petrobras e bancos ajudaram na renovação do recorde.

Entre as ações, as ordinárias da Petrobras (PETR3, com direito a voto) avançaram 1,22% e as preferenciais (PETR4, sem direito a voto), 1,57%.

No setor bancário, as preferenciais do Itaú (ITUB4) subiram 2,09%. No Bradesco, os papéis ON (BBDC3) subiram 0,54% e os preferenciais (BBDC4) cederam 0,11%.

As ordinárias da Vale (VALE3) tiveram baixa de 1,66%, influenciadas pela queda na cotação do preço do minério de ferro na China.

Entre as maiores altas, destaque para empresas de setores duramente afetados pela pandemia, como as administradoras de shoppings centers.

As ordinárias da Multiplan (MULT3) avançaram 4,80%. As da Iguatemi (IGTA3) e BR Malls (BRML3), 5,02% e 4,35%, respectivamente.

As ordinárias da CVC (CVCB3) subiram 7,41%, liderando as altas do dia.

Nas baixas, estavam os papéis ordinários da BRF (BRFS3), que cederam 2,48%, após vários dias de alta, e os da Marfrig (MRFG3), com queda de 1,27%.

A Marfrig informou em fato relevante ao mercado que atingiu a marca de 31,66% do capital social da BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, via leilão e bolsa de opções.

Se as opções forem exercidas, a Marfrig se consolidaria como a maior acionista da BRF, possuindo quase um terço do capital social da empresa. Isso poderia acionar o “posion pill” (ou pílula venenosa, em tradução livre), um instrumento de estímulo à dispersão acionária.

O instrumento está incluído no estatuto social da BRF e determina que qualquer acionista que se torne titular de 33,33% das ações da empresa terá de divulgar o fato e e lançar, em até 30 dias contados a partir da aquisição mais recente, uma oferta pública de aquisição (OPA) para todos os demais acionistas.

No comunicado, no entanto, a empresa de Marcos Molina reafirmou que o objetivo da operação é diversificar os investimentos em um setor complementar, adotando uma postura mais defensiva e de não interferência na administração da BRF.


Bolsas no exterior


As bolsas americanas operavam em alta nesta sexta-feira. O índice Dow Jones subiu 0,52%. No S&P, houve alta de 0,88% e, em Nasdaq, de 1,47%.

Na Europa, as bolsas fecharam no positivo.A Bolsa de Londres subiu 0,07%.Em Frankfurt, houve alta de 0,39% e, em Paris, de 0,12%.

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única. O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, caiu 0,4%. Em Hong Kong, houve queda de 0,17% e, na China, alta de 0,21%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!