Dólar opera com volatilidade
Juliana Nascimento
Dólar opera com volatilidade

O dólar opera com volatilidade ante o real no início desta segunda-feira. A moeda terminou com baixa mensal pela primeira vez, em abril, após chegar a ultrapassar os R$ 5,80 no ano. A Bolsa, por sua vez, tem alta , com ajuda de bancos e empresas do setor de transporte e pelo otimismo com a votação da reforma tributária , marcada para hoje (3).

Na semana, os investidores aguardam dados relativos à economia americana, como resultados industriais e sobre o mercado de trabalho formal . No cenário interno, o evento mais importante é a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que começa a se reunir amanhã para definir a nova taxa básica de juros, a Selic, que está na casa dos 2,75% .

Por volta de 10h30, a divisa americana era negociada a R$ 5,43, alta de 0,02%, depois de já ter registrado baixas. No mesmo horário, o índice Ibovespa subia 0,25%, aos 119.193 pontos.

No noticiário político, os investidores aguardam possíveis evoluções no andamento da Reforma Tributária, após sinalizações positivas do presidente da Câmara dos Deputados,  Arthur Lira (PP-AL).

Eles também seguem acompanhando os ruídos da CPI instalada no Senado para investigar o combate à pandemia feito pelo governo. Os três ex-ministros da Saúde devem comparecer à Comissão, nesta semana.

A expectativa de juros baixos nos Estados Unidos, o que foi reafirmado pelo banco central do país na semana passada, e a continuaçao dos estímulos econômicos por parte do governo americano também favorecem países emergentes, como o Brasil, uma vez que os investidores tendem a buscar rendimentos mais lucrativos em outros mercados.

Ações da Petrobras sobem

“Na esteira do fluxo de notícias misto e de uma dinâmica de mercado positiva no exterior, esperamos uma abertura de viés neutro/positivo para ativos de risco locais”, escreveram analistas da Guide Investimentos, em relatório matinal.

Entre as ações, as ordinárias da Petrobras (PETR3, com direito a voto) caíam 0,26% e as prefrenciais (PETR4, sem direito a voto), a 0,08%. As ordinárias da Vale (VALE3) têm queda de 0,07.

Nas altas, destaque para os papéis ordinários da Ecorodovias (ECOR3), que sobem 8,06%.

Após já ter arrematado o leilão de concessão de um trecho de 850,7 quilômetros da rodovia BR-153, na semana passada, participando de um consórcio, a empresa chegou a um acordo com o governo de São Paulo para prorrogar o contrato de concessão do Sistema Anchieta-Imigrantes até março de 2033. Atualmente, esse acordo tinha prazo final em março de 2024.

As ações ordinárias do BB Seguridade (BBSE3) também começaram o dia com alta firme de 8,06%.

O braço de seguros e previdência do Banco do Brasil anunciou, nesta segunda-feira, que teve lucro líquido de 977,06 milhões de reais no primeiro trimestre, alta de 10,7% em relação ao mesmo período de 2020, beneficiado pela maior rentabilidade de suas aplicações.

Você viu?

Boletim Focus: mais inflação

Segundo o Boletim Focus , relatório semanal divulgado pelo BC, com as expectativas de agentes de mercado, a inflação deve atingir a marca dos 5,04% ao final de 2021, ante os 5,01 da semana passada.

O índice deve terminar 2022 na casa dos 3,61%. Em relação ao PIB, houve melhora nas projeções. Agora, os agentes de mercado esperam um resultado de 3,14% ao final desse ano contra os 3,09% da semana anterior.

Para o término do ano que vem, a expectativa é de um crescimento de 2,1%, uma queda em relação aos 2,34% do relatório anterior.

As projeções para câmbio e para a taxa básica de juros, a Selic, mantiveram-se inalteradas para o término deste ano, a 5,40% e 5,50, respectivamente. Quando à Selic, a projeção para o fim de 2022 foi a 6,25%, ante 6,13%, da semana passada.

Bolsas no exterior

As bolsas europeias operavam no positivo na parte da manhã, influenciadas por dados econômicos que podem indicar recuperação de economias do continente.

Por volta de 09h44, no horário de Brasília, a Bolsa de Londres subia 0,12%. Em Frankfurt, a alta era de 0,77 e , em Paris, de 0,66%.

O índice que mede o desempenho da indústria na zona do euro subiu para 62,9 pontos em abril ante 62,5 pontos em março.

Na Alemanha, o setor mostrou um crescimento em abril. O índice do país se manteve na casa dos 66,2 pontos no mês. O número é ligeiramente abaixo do obtido em março, 66,6 pontos, mas representa a segunda melhor marca desde 1996.

Ainda na Alemanha, as vendas do varejo subiram em março, chegando ao melhor patamar desde o início das restrições provocadas pela Covid-19.

Segundo dados da agência de estatísticas do país Destatis, divulgados nesta segunda-feira, elas aumentaram 7,7% no mês, com ajuste sazonal.

Na Ásia, o dia foi de movimento menor, por feriados em vários países. Na China e Japão, por exemplo, as bolsas estivera fechadas. Em Hong Kong, houve queda de 1,28%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!