Márcio Bittar (MDB-AC) foi relator do Orçamento de 2021 e protagonista de impasse com Ministério da Economia
Agência Senado
Márcio Bittar (MDB-AC) foi relator do Orçamento de 2021 e protagonista de impasse com Ministério da Economia

O relator do Orçamento de 2021 no Congresso Nacional, senador Márcio Bittar (MDB-AC) , não compareceu a live do Brasil Econômico que seria realizada nesta quinta-feira (22).

Bittar foi responsável por inflar o valor de emendas parlamentares na Lei Orçamentária Anual (LOA) em R$ 26 bilhões, mas o montante deverá ser reduzido para R$ 16 bilhões após negociações lideradas pela ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda.

O texto, com os vetos de emendas propostas pelo senador, deve ser sancionado nesta quinta-feira (22) para não perder a validade.

Aprovado pelo Congresso na última semana de março, a LOA foi centro de uma polêmica entre o congressista e o Ministério da Economia por discordâncias sobre a retirada de valores destinados à Previdência Social, abono-salarial e seguro-desemprego para inflar as emendas parlamentares. A equipe econômica questionou a mudança e disse não ter sido consultada. Já o parlamentar afirmou ter recebido o apoio de técnicos da pasta.

Em meio às negociações entre o Palácio do Planalto e membros do Legislativo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e Bittar trocaram farpas públicas. Guedes afirmou que o senador teria feito “lambança” no texto orçamentário, enquanto o parlamentar disse ter ficado incomodado com a reação de auxiliares do ministro com a proposta.

“Me incomodou muito naquele primeiro momento ficar ouvindo, repetidas vezes, que setores do governo estariam surpresos com aquela conta e também surpresos de onde foi cortado. Porque nem o valor total e nem o valor cortado foi invenção minha”, disse em entrevista ao site  Metrópoles .

Você viu?

Ao vivo

A live do Brasil Econômico, realizada todas às quintas-feiras, realiza entrevistas com autoridades e especialistas para debater os assuntos mais relevantes da economia do país. A edição desta quinta-feira (22) seria sobre o Orçamento de 2021, com o relator da peça no Congresso Nacional

A confirmação da participação de Bittar aconteceu no último dia 13 de abril, por meio de sua assessoria de imprensa, em mensagens trocadas por aplicativo de mensagens. As tratativas se mantiveram na terça-feira (20), quando foi enviado uma foto anunciando a entrevista.

Nesta quinta, a reportagem entrou em contato com a assessoria e gabinete do senador reiteradas vezes. Em um dos telefonemas, a secretária informou que não havia marcado a entrevista na agenda do senador e que ele estaria em uma reunião com autoridades, mas não quis dizer os participantes do encontro.

A assessoria de imprensa justificou o não comparecimento do senador devido uma reunião de urgência. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!