Nike criticou trabalho forçado na província de Xinjiang
ig
Nike criticou trabalho forçado na província de Xinjiang

Os chineses estão revoltados com a Nike e lotam as redes sociais com críticas, após a empresa divulgar um comunicado dizendo estar "preocupada com relatos de trabalho forçado ", na província chinesa de Xinjiang . Na publicação, a fabricante de produtos esportivos afirma que passaria a não comprar mais têxteis da região, segundo reportagem publicada pelo jornal britânico The Guardian.

“Estamos preocupados com os relatos de trabalho forçado na Região Autônoma Uigur de Xinjiang (XUAR) e conectado a ela”, disse no comunicado. A Nike não se pronunciou sobre as críticas nas redes sociais chinesas .

A reação foi imediata, envolvendo inclusive personalidades públicas, e virou um dos principais tópicos de tendência na mídia social chinesa Weibo, semelhante ao Twitter, nesta quinta-feira. Até o ator e cantor chinês Wang Yibo, 23, muito popular no país, anunciou no Weibo que rescindiu seu contrato como representante da Nike, em resposta ao comunicado.

Você viu?

Wang, que obteve reconhecimento internacional depois de protagonizar a série "The Untamed", tem 38 milhões de seguidores no Weibo, e disse que se opõe a "qualquer ato de difamar a China". Outro ator chinês, Tan Songyun, seguido por 23 milhões de fãs no Weibo, também anunciou que estava rescindindo seu contrato com a Nike.

H&M também atingida

A crise vivida agora pela Nike se repete um ano depois que a gigante sueca de roupas H&M tambem fez críticas ao país, declarando que não iria mais comprar algodão de Xinjiang. Os produtos empresa simplesmente desapareceram do site de e-commerce Taobao e da Alibaba.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!